Porque todo problema tem uma solução

Porque todo problema tem uma solução
N

inguém gosta de estar a resolver problemas. Principalmente, quando estes se arrastam por horas, dias, semanas (sim, já vi acontecer). Porém, com um conjunto de regras impostas, consegues reduzir esse tempo e deixar o cliente satisfeito. As dicas podem ser utilizadas tanto para sistemas operativos como para aplicações.

Antes de mexer, faz um backup

Sim, todos nós já cometemos esse erro: achamos que vamos resolver e puf, pioramos a situação e não temos como retornar ao estamos menos mau. Caso não seja possível, vê a outra dica mais abaixo.

Atualiza o software

É possível que o problema presenciado possa já ter sido solucionado. Antes de fazeres qualquer intervenção, verifica se existem atualizações disponíveis.

Mantém uma lista de alterações

Dessa maneira, será mais fácil retornar ao ponto zero em caso de encontrar um problema vezes sem conta.

Verifica os registos da aplicação

As vezes a resposta do “porquê” reside nos logs da aplicação, que é muita das vezes menosprezada por ter uma abundância de informação por vezes críptica.

Evita a visão de túnel

Quando nos concentramos em algo, podemos correr o risco de bloquearmos e não pensar fora da caixa (outside the box). Caso isso aconteça, é importante parar, respirar fundo e refazer os passos em busca de uma perspectiva diferente, caso contrário acabas por apertar sempre o mesmo parafuso, ou não girar a mala.

Duas cabeças pensam melhor que uma

Pede a um colega para dar uma vista de olhos ao problema e dar a sua análise. As vezes, ajuda ter outro par de olhos no mesmo problema.

Um pouco de música melhor o ambiente

Faça uma pausa e relaxe com a sua música favorita. Ela ajuda a acalmar a mente e permitir melhor fluidez nos pensamentos.

Atenção aos tutoriais

Nem sempre seguir tutoriais é a melhor maneira. Sim, pode oferecer a solução do problema, mas é importante saber a que versão a solução se aplica. Confirma antes de seguir cegamente na resolução.

Não assumas, pergunta!

Um dos hábitos mais resistentes é o facto de se assumir algo sem mesmo saber, o que pode levar a atrasos ou mesmo, catástrofe. Em caso de dúvida, pergunta o que necessitas de saber a alguém qualificado para te dar a informação. Poderá salvar-te o dia (e até mesmo o emprego).

Para toda aplicação existe um suporte

Faça uso do suporte de aplicação sempre que possível. Se ele existe, serve para te ajudar.

Experimenta antes num ambiente de teste

Se tiveres disponível um ambiente de teste semelhante ao de produção, tenta recriar o problema e ver se consegues resolver livre de risco.

Pergunta ao tio Google

Está no smartphone, no tablets,no computador de mesa, no televisor. Então porque não usar? Em caso de dúvida, procura por fóruns onde utilizadores que tenham deparado com o mesmo problema possam ter a solução do mesmo.

E estas são algumas das regras a seguir para ajudar na mais rápida resolução de problemas. Se tiveres mais algumas, podes deixá-la nos comentários.

Adicionar Comentário

Por Vitor Pinho

Vitor Pinho

gravatar

Administrador de sistemas e informático a mais de 19 anos, desde o tempo do MS-DOS e Windows NT e autodidata em tudo que é relaccionado a IT.